sábado, 12 de dezembro de 2015

Abaixo o Natal!


Buuuhhh! Buuuhhhh!

Ok, talvez esteja a exagerar... O Natal é, de facto, uma época maravilhosa. Todos nos sentimos mais próximos do nosso semelhante, alimentamos a magia para as crianças delirarem com as figuras mais representativas da época e é uma animação ver a família toda junta, em torno de uma mesa, recheada com as melhores iguarias possíveis a cada um.
O Natal é por isso mesmo, uma boa dose de boa disposição, alegria e... bem... muito stress.

Todos os anos é a mesma canseira: "Onde é o Natal este ano?". Uns não querem ir, outros não querem vir, outros têm que conjugar a agenda do outro antes de poderem dizer que sim ou não! As cadeiras vão rodando de dia para dia... Hoje o tio vem, afinal já não, mas outra vez sim!
Terminadas as negociações, raramente simples e nem sempre fáceis, entramos nas complicações das prendas. O dinheiro é curto, o Natal é para as crianças, mas ainda assim gostamos sempre de oferecer qualquer coisa. Um miminho. De preferência útil. E que não seja igual ao do ano passado. Que não mostre preferências entre as mil tias. E já agora, que a pessoa goste. Listas e listas infindáveis de opções, possibilidades e muitas contas à mistura acabam nos por levar às lojas a abarrotar, aos shoppings pelas costuras... Mas a coisa lá se faz.
Ah! Mas esperem... É cá em casa? O jantar/almoço (ou tudo junto) é por nossa conta... Bacalhau, dita a tradição. Mas a tia Micas só gosta dele cozido, já os miúdos só o comem se for com natas... E há quem despreze semelhante prato, dizendo que nem peixe é! Então faz-se mais qualquer coisinha... E não podemos esquecer os doces. Mais vale comprar logo uns 5 kg de açúcar, porque não há doce de natal que se preze que não leve, pelo menos 1kg na sua confecção!
E depois há o fazer... fazer tudo. Começar no dia 23 e só acabar lá para 26, ao pôr o último prato sujo por uma rabanada, na máquina de lavar-loiça... Pelo meio, não dormi, comi demasiado e bebi melhor.
E eis o último stress... É que dia 26 é dia de ir à balança...

Buuuuuhhhh buuuuuhhhh!
Abaixo o Natal!!!!

AG 

3 comentários: